SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número56La formación del profesorado en la enseñanza universitaria: lo que piensan los investigadores profesores portuguesesPaulo Freire dialogando con las matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CARNEIRO, Stânia Nágila Vasconcelos; NASCIMENTO, Monique Isabelle de Sousa; COUTINHO, Elane Maria de Castro  y  RONCOLATO, Carlos Eduardo de Oliveira. A formação e a prática didático-pedagógica do docente bacharel no curso de Administração. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.56, pp.209-230.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.056.ao02.

O presente estudo objetivou avaliar a formação e as práticas didático-pedagógicas dos docentes bacharéis no curso de graduação em administração de uma Instituição de Ensino Superior do Sertão Central do Ceará. Metodologicamente, esta pesquisa constitui-se como qualitativa e descritiva, realizada por meio de estudo de caso. Em sua realização, fez-se uso de questionário estruturado e roteiros de entrevistas semiestruturado e não estruturado. Para a análise dos dados, adotou-se como método a análise de conteúdo de Bardin (2011), que se utiliza de categorias. Os resultados mostram que, em relação ao perfil profissional docente, dos 17 professores entrevistados na pesquisa, a maioria são especialistas e buscam por valorização profissional. No que diz respeito às práticas didático-pedagógicas docentes, identificou-se que os professores procuram alinhar a teoria e a prática por meio de dinâmicas educativas, as quais têm por base o Projeto Pedagógico do Curso de Administração. Verificou-se ainda que estas metodologias consistem em modelos tradicionais de ensino-aprendizagem. No que se relaciona ao processo de recrutamento e seleção docente, constatou-se que o gestor de recursos humanos, o coordenador do curso de administração e o assistente pedagógico valorizam a formação acadêmica, profissional e pedagógica do candidato, e, como incentivos institucionais, tem-se a ajuda de custos para formação lato sensu e stricto sensu e jornadas pedagógicas. Além disso, chega-se à conclusão de que existe uma preocupação da instituição com a forma de se estimular a busca por conhecimento e o desenvolvimento deste em sala de aula, pois ela possui uma política educacional voltada para a formação continuada de seu quadro docente.

Palabras clave : Formação Docente; Bacharel; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )