SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número56A formação e a prática didático-pedagógica do docente bacharel no curso de AdministraçãoAtribuições, concepções e trabalho do diretor escolar após 2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ANDRADE, Kalina Lígia Almeida de Brito. Paulo Freire dialogando com a matemática. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.56, pp.231-252.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.056.ao03.

Após algumas reflexões acerca das obras do educador Paulo Freire, observamos o quanto seus ensinamentos e conjecturas, aliados a teorias de outros autores como Carrarer, Lorenzato e Fiorentini, se inserem perfeitamente no quadro de baixa qualidade do desempenho por que passa o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O autor mostra com propriedade o quanto é possível fazer a diferença em uma sala de aula, transformando esse cenário de mecanicismo, autoritarismo e descontentamento em um ambiente onde prevalece a dinamicidade, a cumplicidade, a tolerância e o estímulo à busca pelo conhecimento, onde deve haver a cooperação e a participação efetiva de todos os envolvidos na aquisição do conhecimento. Observamos a necessidade de os professores (re)significarem seus saberes e práticas e não dependerem exclusivamente de sua formação, mas estarem se aperfeiçoando continuamente e implantando propostas inovadoras, buscando sair de sua zona de conforto, fazendo o aluno compreender e construir suas próprias habilidades matemáticas, além de desenvolver uma consciência crítica, auxiliando-os a compreenderem e transformarem o mundo a sua volta. Dessa forma, apresentamos um diálogo entre a Matemática que está sendo exposta hoje aos nossos educandos e as reflexões apresentadas por Paulo Freire e outros autores, visando transformar a condição de ensino bancário em que se encontra esta disciplina em que muitos educadores insistem em laborar em uma prática pedagógica dinâmica, criativa, que estimule aos educandos a construírem seu próprio conhecimento.

Palavras-chave : Matemática; Prática Pedagógica; Diálogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )