SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue56Paulo Freire dialoguing with mathematicsChildhood and experience: self-narrative fragments in the study of cultures of childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Maria Abádia da. Atribuições, concepções e trabalho do diretor escolar após 2007. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.56, pp.253-278.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.056.ao04.

A partir do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE - 2007, este ensaio problematiza os princípios e a coexistência da prática da new public gestion com as práticas de gestão democrática nos Centros de Ensino Médio Regular do Distrito Federal. Também analisa as novas atribuições no trabalho do diretor escolar em relação às dimensões administrativa, financeira, tecnológica e pedagógica, e aponta que, além das funções tradicionais, o trabalho do diretor mudou com a utilização das tecnologias, mídias, redes sociais, desconcentração dos programas federais e distrital, a prestação de contas online, cotação de orçamentos e a busca de competitividade entre as escolas pelos indicadores de qualidade de ensino. Exige-se, ainda, conhecimento técnico qualificado, respeito ao pluralismo de ideias e à diversidade de culturas, capacidade de garantir o contato humano com o outro, de aprender a conviver com os diferentes e primar pelos princípios éticos e de justiça, de defender a liberdade de expressão, de pensamento e de ideias, que são indícios de que há um aumento de quantidade e qualidade no trabalho do diretor escolar.

Keywords : Diretor escolar; Escola pública; Gestão escolar; Política Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )