SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número57El Plan Municipal de Educación de Dourados-MS: política, gestión y participaciónComunidad de práctica online a la luz del pensamiento complejo: una experiencia en el SESC São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ZWIEREWICZ, Marlene; CRUZ, Roberto Moraes  y  GARROTE, Ramon. Competências docentes mapeadas em publicações do Brasil, da Espanha e Suécia na transição do século XX para o XXI. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.437-461.  Epub 07-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao01.

Na década de 1970, passaram a ser requisitados dos trabalhadores novos domínios teóricos, técnicos e relacionais, fazendo emergir o paradigma das competências, que se inseriu no mundo laboral, delimitando um campo difuso e aberto a novas descobertas relativas ao seu conceito, a sua constituição e aplicabilidade. Constitui-se como objetivo desta pesquisa classificar as competências profissionais por meio da análise de publicações realizadas no Brasil, na Espanha e Suécia, na transição do século XX para o século XXI, distinguindo, a partir de dimensões identificadas, as competências transversais atribuídas aos trabalhadores de forma geral daquelas vinculadas especificamente aos docentes. Tendo como suporte as pesquisas bibliográfica e documental e a abordagem qualitativa, os dados foram coletados mediante a análise de autores de referência, de documentos de órgãos governamentais e de entidades dos três países. Os resultados indicam que as competências transversais destacadas são vinculadas a dez dimensões e que, na definição das competências específicas da docência, existe a necessidade de incluir a dimensão conceitual, em função de o docente ter, entre suas exigências profissionais, a compreensão de diferentes perspectivas pedagógicas e sua repercussão nos processos de ensino e aprendizagem.

Palabras clave : Competências; Competências transversais; Competências docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )