SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue57Teachers’ competencies mapped in Brazilian, Spanish and Swedish publications from the turn of the twentieth to the twenty-first centuryThe non-linear dynamics of distance education: a look from the complexity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

OLIVEIRA, Werley Carlos de; PESCE, Lucila  and  HESSEL, Ana Maria Di Grado. Comunidade de prática online à luz do pensamento complexo: uma experiência no SESC São Paulo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.462-477.  Epub Feb 07, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao02.

Este artigo aborda as interações vivenciadas por alunos em uma comunidade de prática online criada para dar sustentação a um curso no formato e-Learning, para funcionários da área de logística do Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo (Sesc SP). Trata-se de um estudo de caso etnográfico, cujo objetivo foi investigar o papel do fórum de discussões online tendo como fio condutor reflexões oriundas da teoria da complexidade, por meio de conceitos como autopoiese, auto-eco-organização e circularidade, usados como fundamentos explicativos dos aspectos observados. Os resultados mostram a utilização da educação online como meio de criar redes que podem contribuir para o fortalecimento de uma cidadania planetária, uma vez que explora uma proposta pedagógica ativa, dialógica e interativa, capaz de fomentar malhas solidárias de cooperação e a promoção de ambientes polissêmicos, que são favorecidos pelas reflexões advindas de problemas emergentes e suas possíveis soluções que podem ser instigadas por meio do protagonismo na formação.

Keywords : Comunidade de prática; Aprendizagem colaborativa; Complexidade; Educação online.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )