SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue57Community of online practice in the light of complex thinking: an experience at SESC São PauloMathematics teaching and learning processes in a blended learning format in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MARTINAZZO, Celso José. A dinâmica não linear da educação a distância: um olhar a partir da complexidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.478-493.  Epub Feb 07, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao03.

Neste texto temos como objetivo identificar e analisar possíveis pontos de convergência entre o processo de Educação a Distância e o princípio da não linearidade da teoria da complexidade. Busca-se compreender a Educação a Distância (EaD) a partir de um olhar do pensamento complexo, sobretudo tendo o princípio da não linearidade como uma das categorias de análise. O princípio da complexidade permite tecer considerações muito férteis sobre o processo de educação e do ensino a distância. Os cursos de EaD são organizados e ministrados com base em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que, embora se caracterizem por movimentos lineares, permitem ações e criações complexas não lineares. O texto foi elaborado com base na metodologia de pesquisa descritiva e interpretativa, com apoio em referências bibliográficas e eletrônicas, tendo como fonte os autores que abordam e analisam essa temática.

Keywords : Complexidade; Educação a Distância; Princípio da não linearidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )