SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número57Comunidade de prática online à luz do pensamento complexo: uma experiência no SESC São PauloProcessos de ensino e aprendizagem de Matemática em um formato híbrido na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MARTINAZZO, Celso José. A dinâmica não linear da educação a distância: um olhar a partir da complexidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.478-493.  Epub 07-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao03.

Neste texto temos como objetivo identificar e analisar possíveis pontos de convergência entre o processo de Educação a Distância e o princípio da não linearidade da teoria da complexidade. Busca-se compreender a Educação a Distância (EaD) a partir de um olhar do pensamento complexo, sobretudo tendo o princípio da não linearidade como uma das categorias de análise. O princípio da complexidade permite tecer considerações muito férteis sobre o processo de educação e do ensino a distância. Os cursos de EaD são organizados e ministrados com base em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que, embora se caracterizem por movimentos lineares, permitem ações e criações complexas não lineares. O texto foi elaborado com base na metodologia de pesquisa descritiva e interpretativa, com apoio em referências bibliográficas e eletrônicas, tendo como fonte os autores que abordam e analisam essa temática.

Palavras-chave : Complexidade; Educação a Distância; Princípio da não linearidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )