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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BERTOLUCI, Evandro Antonio  e  SOUZA, Aguinaldo Robinson de. Processos de ensino e aprendizagem de Matemática em um formato híbrido na educação superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.494-525.  Epub 07-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao04.

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação em que buscamos identificar e analisar as contribuições de práticas pedagógicas virtuais e presenciais desenvolvidas por professores mediadores de Matemática de um curso superior de tecnologia da área de Gestão Empresarial, oferecido na modalidade de educação a distância, para a construção de conhecimentos matemáticos pelos alunos. A investigação realizada se enquadrou na vertente qualitativa de pesquisa; buscamos identificar e analisar os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, ocorridos no âmbito do curso, em uma turma de um polo de apoio presencial. No referencial teórico consideramos os seguintes tópicos: aspectos da aprendizagem matemática à distância; os ambientes virtuais de aprendizagem; as abordagens pedagógicas adotadas em processos formativos; a formatação de cursos em ambientes virtuais; os processos de mediação pedagógica em novos paradigmas; a questão da evasão; os problemas relacionados à gestão, controle e avaliação de cursos a distância e a formação de comunidades de aprendizagem em cursos híbridos. Os resultados indicaram: as contribuições das práticas pedagógicas específicas dos professores mediadores de Matemática do curso para a construção de conhecimentos matemáticos; os diferentes conhecimentos matemáticos construídos pelos alunos, considerando a abordagem pedagógica adotada e as características das tecnologias utilizadas; os fatores que influenciaram a evasão dos alunos ao longo do semestre. Os resultados demonstraram, também: que é de fundamental importância que os professores mediadores tenham formação específica na área ou em áreas afins das disciplinas em que atuam; que os processos de ensino e aprendizagem de Matemática na modalidade de educação a distância podem ser bem-sucedidos se forem adotadas propostas híbridas de educação, com a integração de abordagens e tecnologias presenciais e online, selecionadas de forma minuciosa de tal forma que se complementem.

Palavras-chave : Processos de ensino e aprendizagem; Matemática; Educação a distância; Ensino Híbrido; Educação Superior.

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