SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número57Processos de ensino e aprendizagem de Matemática em um formato híbrido na educação superiorO conceito de socialização no Ensino Médio: a formação dos professores de Ciências Sociais do PARFOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

NASCIMENTO, Karine Bueno do; AMESTOY, Micheli Bordoli  e  TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro Didático: aproximações necessárias. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.526-550.  Epub 07-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao05.

Este artigo tem como objetivo investigar quais as influências do processo de formação docente no primeiro ano do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na escolha do livro didático (LD) para o Ensino Médio. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em 2014 em um município do interior do Rio Grande do Sul, em uma escola de periferia. Dez professores de diferentes áreas do conhecimento e uma coordenadora/supervisora foram entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. O processo de escolha do LD caracterizou-se pelo individualismo, culminando na ausência de diálogos e reflexões entre todos os docentes. Porém, mesmo individualmente, notaram-se indícios positivos do Pacto na escolha dos LDs e no cotidiano dos docentes. Contudo, grandes mudanças, principalmente relacionadas a um “redesenho curricular”, não se concretizam em ações isoladas; para que ocorram é preciso compreender a escola como unidade de múltiplas facetas, que necessitam problematizar, dialogar e refletir entre si.

Palavras-chave : Ensino Médio; Livro Didático; Currículo Escolar; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )