SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número57O conceito de socialização no Ensino Médio: a formação dos professores de Ciências Sociais do PARFOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins. Museus, história e educação: narrativas de “futuros professores” de História. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.57, pp.579-595.  Epub 07-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ao07.

Este artigo apresenta a abordagem das narrativas e experiências históricas de acadêmicos/as, “futuros” professores, sobre a inserção/visita em museus. Após os estudos sobre a importância da fundamentação da visita em museus como uma ação didática, realizados na disciplina de Prática de Ensino de História, cada estudante teve a fundamentação teórica da autobiografia para embasar sua narrativa sobre a visita e importância do museu no ensino de história. Assim, foram utilizadas metodologicamente as narrativas dos/as acadêmicos/as do curso de História, relacionando suas vozes múltiplas, suas impressões, seu entendimento sobre o museu como espaço histórico, com a produção de sentido do patrimônio musealizado. O objetivo foi analisar as dimensões da cultura histórica, em que acadêmicos/as construíram suas experiências históricas.

Palavras-chave : Museus; Formação Inicial de Professores; Ensino de História; Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )