SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue58Digital games at school and digital inclusion: interventions to improve attention and learning conditionsProposition of tasks with DCIT in Calculus classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ALVES FILHO, Marcos Antonio; PEIXOTO, Joana  and  ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. O uso do laptop em contexto escolar: um inventário das produções acadêmicas relacionadas ao PROUCA. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.693-712.  Epub Feb 06, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds05.

Na busca de compreender as produções acadêmicas sobre o uso do laptop do PROUCA no ambiente escolar, foi realizado um estado do conhecimento com teses publicadas na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2005 a 2016. Foram encontradas 11 teses que discutem o uso do laptop em contexto escolar brasileiro, que após sistemática análise de seus elementos constituivos, evidenciou três eixos de análise: 1) naturalização da necessidade social da inclusão digital, 2) ênfase na atividade do aluno e 3) uso do laptop para a mudança da prática docente. Os dados nos revelam que estas teses são fundamentadas na lógica do uso dos aparatos digitais na escola como base para o consumo de TIC, na negação das contradições históricas de implementação do PROUCA, por fazerem alusão a uma suposta inclusão promovida pelo uso de laptops e na separação dos produtos da atividade humana (os aparatos tecnológicos) das suas condições materiais de produção e de consumo.

Keywords : Inclusão digital; Um computador por aluno; Trabalho docente; Educação e tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )