SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número58Juegos digitales en la escuela e inclusión digital: intervenciones para mejorar la atención y las condiciones de aprendizajeProposición de tareas con TDIC en las clases de Cálculo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ALVES FILHO, Marcos Antonio; PEIXOTO, Joana  y  ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. O uso do laptop em contexto escolar: um inventário das produções acadêmicas relacionadas ao PROUCA. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.693-712.  Epub 06-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds05.

Na busca de compreender as produções acadêmicas sobre o uso do laptop do PROUCA no ambiente escolar, foi realizado um estado do conhecimento com teses publicadas na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2005 a 2016. Foram encontradas 11 teses que discutem o uso do laptop em contexto escolar brasileiro, que após sistemática análise de seus elementos constituivos, evidenciou três eixos de análise: 1) naturalização da necessidade social da inclusão digital, 2) ênfase na atividade do aluno e 3) uso do laptop para a mudança da prática docente. Os dados nos revelam que estas teses são fundamentadas na lógica do uso dos aparatos digitais na escola como base para o consumo de TIC, na negação das contradições históricas de implementação do PROUCA, por fazerem alusão a uma suposta inclusão promovida pelo uso de laptops e na separação dos produtos da atividade humana (os aparatos tecnológicos) das suas condições materiais de produção e de consumo.

Palabras clave : Inclusão digital; Um computador por aluno; Trabalho docente; Educação e tecnologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )