SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue58The use of laptop in a school context: an inventory of the academic productions related to the PROUCADigital fluency as a facilitator of digital inclusion of children through actions in workshops author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

TREVISAN, André Luis; FONSECA, Maycon Odailson dos Santos da  and  PALHA, Sonia Abrantes Garcez. Proposição de tarefas com TDIC em aulas de Cálculo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.713-738.  Epub Feb 06, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds06.

Considerando que o processo de elaboração, aplicação e refinamento de tarefas que façam uso de TDIC configura-se como uma importante atividade no âmbito do ensino, o objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre os resultados de uma experiência de ensino na qual foi proposta uma tarefa com uso do Geogebra na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tanto, adota pressupostos da pesquisa baseada em design e apresenta uma análise retrospectiva de dados oriundos do trabalho com uma tarefa para exploração de ideias necessárias à compreensão do conceito de derivadas. Como resultado desta reflexão, evidencia-se uma suposta “falha” na interação entre os estudantes e o aplicativo, relacionada com aspectos do ambiente de aprendizagem, por sua vez inter-relacionados entre si, a constar: o enunciado da tarefa; a TDIC; a interpretação das ações, explicações e interação dos estudantes; a interação entre professor e estudantes no processo de formalização. Este resultado confirma a importância de uma análise integrada de experiências de ensino e permite apontar sugestões específicas para um melhoramento da interação entre os estudantes e o aplicativo em termos de elaboração da tarefa e do ambiente de ensino e de aprendizagem.

Keywords : Ensino de Cálculo Diferencial e Integral; Tarefas matemáticas; TDIC; Ambiente de ensino e de aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )