SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue58Proposition of tasks with DCIT in Calculus classesBlended learning and Instructional Design: case study in Technologic Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

AZEVEDO, Edjane Mikaelly Silva de  and  FRANCISCO, Deise Juliana. A fluência digital como possibilitadora de inclusão digital de crianças mediante ações em oficinas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.739-759.  Epub Feb 06, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds07.

O presente trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Cruzeta/RN. Objetiva analisar como se deu o processo de fluência e inclusão digital mediante o aprender fazendo, por crianças participantes de oficina de linguagem de programação Scratch e robótica educacional. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa observações, filmagens, fotografias e diário de campo, valendo-se da metodologia descritiva-exploratória, articulando teoria e prática realizada na oficina, do aprender fazendo e do brincar. Mediante a análise dos dados, observou-se que a linguagem Scratch e a robótica educacional contribuíram com o desenvolvimento de competências, como a autonomia, a autoria, o cooperativismo e a inclusão digital, além de ter proporcionado propostas que levaram os participantes a condições efetivas de se tornarem fluentes digitais.

Keywords : Fluência digital; Robótica; Scratch.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )