SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número58Proposición de tareas con TDIC en las clases de CálculoEnseñanza híbrida y diseño instruccional: estudio de caso en la Educación Superior Tecnológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

AZEVEDO, Edjane Mikaelly Silva de  y  FRANCISCO, Deise Juliana. A fluência digital como possibilitadora de inclusão digital de crianças mediante ações em oficinas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.739-759.  Epub 06-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds07.

O presente trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Cruzeta/RN. Objetiva analisar como se deu o processo de fluência e inclusão digital mediante o aprender fazendo, por crianças participantes de oficina de linguagem de programação Scratch e robótica educacional. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa observações, filmagens, fotografias e diário de campo, valendo-se da metodologia descritiva-exploratória, articulando teoria e prática realizada na oficina, do aprender fazendo e do brincar. Mediante a análise dos dados, observou-se que a linguagem Scratch e a robótica educacional contribuíram com o desenvolvimento de competências, como a autonomia, a autoria, o cooperativismo e a inclusão digital, além de ter proporcionado propostas que levaram os participantes a condições efetivas de se tornarem fluentes digitais.

Palabras clave : Fluência digital; Robótica; Scratch.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )