SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número58Proposição de tarefas com TDIC em aulas de CálculoEducação híbrida e design instrucional: estudo de caso no Ensino Superior Tecnológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

AZEVEDO, Edjane Mikaelly Silva de  e  FRANCISCO, Deise Juliana. A fluência digital como possibilitadora de inclusão digital de crianças mediante ações em oficinas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.739-759.  Epub 06-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds07.

O presente trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Cruzeta/RN. Objetiva analisar como se deu o processo de fluência e inclusão digital mediante o aprender fazendo, por crianças participantes de oficina de linguagem de programação Scratch e robótica educacional. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa observações, filmagens, fotografias e diário de campo, valendo-se da metodologia descritiva-exploratória, articulando teoria e prática realizada na oficina, do aprender fazendo e do brincar. Mediante a análise dos dados, observou-se que a linguagem Scratch e a robótica educacional contribuíram com o desenvolvimento de competências, como a autonomia, a autoria, o cooperativismo e a inclusão digital, além de ter proporcionado propostas que levaram os participantes a condições efetivas de se tornarem fluentes digitais.

Palavras-chave : Fluência digital; Robótica; Scratch.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )