SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue58Digital inclusion for women in situation of social vulnerability: the teachers’ perceptionsAssistive technology and school inclusion: the application of GRID 2 software in educational special treatment for a student with autism in a public school of Distrito Federal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

CARVALHO, Jaciara de Sá  and  BRITO, Rita Cassia Martins Costa. Da “janelinha” para o “janelão”: a relevância de conteúdos qualificados para a educação permanente pelos surdos e sua inclusão transformadora. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.818-838.  Epub Feb 06, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds11.

Uma das dificuldades com as quais sujeitos surdos se deparam é o acesso à informação qualificada em audiovisuais, uma vez que recursos como legendas e o trabalho de intérpretes não seriam suficientes para ampla compreensão, pois a maioria não domina a Língua Portuguesa Escrita (LPE) e, ainda que os intérpretes utilizem a Língua Brasileira de Sinais (Libras), há sempre uma tradução. A partir desta problemática, este artigo apresenta uma discussão sobre a importância de conteúdos qualificados para a inclusão social com tecnologias e educação desses sujeitos, considerando dados de uma pesquisa sobre a TV INES, primeira WEB TV no País protagonizada por surdos com programação bilíngue (Libras e Português). Entrevistas com surdos de diferentes níveis de escolaridade apontam para a necessidade de ampliação de conteúdos produzidos por surdos e para surdos como insumo para o desenvolvimento de sua criticidade (FREIRE, 1979) e, assim, para seu processo permanente de educação com tecnologias digitais.

Keywords : Acessibilidade à informação; Surdo; Língua Brasileira de Sinais (Libras); Inclusão digital; Educação permanente; Tecnologias; TV INES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )