SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número58De la “ventanita” para el “gran ventana”: la relevancia de contenidos calificados para la educación permanente por los sordos y su inclusión transformadoraLos libros didácticos y la formación de la identidad de género en las escuelas etnicas polonesas del Paraná en los años 1930 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CANDIDO, Flávia Ramos  y  SOUZA, Amaralina Miranda de. Tecnologias assistivas e inclusão escolar: o uso do software GRID 2 no atendimento educacional especializado a estudante com autismo em uma escola pública do Distrito Federal. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.839-865.  Epub 06-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds12.

Este estudo teve como principal objetivo analisar o uso do software GRID 2 e sua implicação nos processos de ensino-aprendizagem, comunicação e inclusão escolar de um estudante com autismo do Distrito Federal. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Bersch (2009), Galvão Filho & Damasceno (2006) e Salomão (2013) e buscou compreender a organização do trabalho pedagógico no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado ao estudante com necessidades educacionais específicas (NEE). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que, conforme Barbier (2002), é apoiada em procedimentos cíclicos de reflexão e ação para favorecer o processo de mudança; o estudo de caso complementou o percurso metodológico. O estudo registrou maior articulação e colaboração entre os profissionais envolvidos no atendimento ao aluno, com evidência de melhora na sua comunicação e perspectiva de inclusão escolar por meio da tecnologia assistiva, e apontou para a necessidade de se investir na formação de professores de salas regulares e de sala de recursos multifuncionais para o uso dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Palabras clave : Inclusão escolar; Software GRID 2; Tecnologias Assistivas; Autismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )