SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue58The knowledge for teaching and the knowledge to teach arithmetics in the Escola de Aprendizes Artífices de Santa CatharinaContributions of Paulo Freire’s human activity for the nowadays field education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Fernando Xavier  and  JACOMINI, Marcia Aparecida. Relação público-privado na educação: produção acadêmica sobre o Instituto Ayrton Senna (2002-2015). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.922-948.  Epub Feb 06, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ao03.

Neste artigo são apresentadas conclusões de revisão bibliográfica sistemática de produções acadêmicas sobre a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na educação pública, com base na análise de teses, dissertações e artigos publicados no período de 2002 a 2015. O objetivo da pesquisa foi identificar características e contribuições desses trabalhos, com foco na análise de suas conclusões. O conjunto de trabalhos analisados foi coletado em repositórios e bancos de teses e dissertações de instituições de ensino superior, a partir dos descritores Instituto Ayrton Senna, Fundação Ayrton Senna e IAS. Foram selecionados 64 trabalhos (24 dissertações, seis teses e 34 artigos). Alguns autores das produções analisadas consideraram as parcerias entre o IAS e os municípios positivas, porém, a maior parte dos autores as considerou negativas, porque inseriram valores mercadológicos na escola pública e transformaram o diretor em gerente-gestor, responsável pelos resultados educacionais da escola em que atua.

Keywords : Revisão sistemática bibliográfica; Instituto Ayrton Senna; Parcerias público-privadas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )