SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número58Los saberes para enseñar e los saberes a enseñar aritmética en la Escola de Aprendizes Artífices de Santa CatharinaContribuciones de los quehaceres de Paulo Freire para la educación del campo hoy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Fernando Xavier  y  JACOMINI, Marcia Aparecida. Relação público-privado na educação: produção acadêmica sobre o Instituto Ayrton Senna (2002-2015). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.922-948.  Epub 06-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ao03.

Neste artigo são apresentadas conclusões de revisão bibliográfica sistemática de produções acadêmicas sobre a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na educação pública, com base na análise de teses, dissertações e artigos publicados no período de 2002 a 2015. O objetivo da pesquisa foi identificar características e contribuições desses trabalhos, com foco na análise de suas conclusões. O conjunto de trabalhos analisados foi coletado em repositórios e bancos de teses e dissertações de instituições de ensino superior, a partir dos descritores Instituto Ayrton Senna, Fundação Ayrton Senna e IAS. Foram selecionados 64 trabalhos (24 dissertações, seis teses e 34 artigos). Alguns autores das produções analisadas consideraram as parcerias entre o IAS e os municípios positivas, porém, a maior parte dos autores as considerou negativas, porque inseriram valores mercadológicos na escola pública e transformaram o diretor em gerente-gestor, responsável pelos resultados educacionais da escola em que atua.

Palabras clave : Revisão sistemática bibliográfica; Instituto Ayrton Senna; Parcerias público-privadas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )