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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
ROCHA, Sheila de Fatima Mangoli; GHIGGI, Gomercindo; CHAVES, Priscila Monteiro e PEREIRA, Dirlei de Azambuja. Contribuições dos Quefazeres de Paulo Freire para a educação do campo hoje. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.949-973. Epub 06-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ao04.
É necessário buscar contribuições teórico-metodológicas para a prática docente em Freire para a concretização da educação popular do campo. A presente pesquisa teórico-bibliográfica objetiva problematizar os quefazeres da teoria freiriana frente às práticas pedagógicas, no que compete à busca por uma educação que possa contribuir com a construção de uma sociedade justa e igualitária, na medida em que atenda às necessidades das classes populares, tendo a realidade do campo como ponto de partida. Para tanto, três categorias de análise foram elegidas, são elas: formação humana, tema gerador e a conjugação entre saberes científicos e populares. Embora esse educador seja considerado um dos principais referenciais, ainda existe carência de estudos sistemáticos de suas contribuições em categorias que visem a favorecer o preenchimento de lacunas nas práticas educativas de desenvolvimento do campo. Por fim, faz-se necessário avigorar que a educação não seja meio de fuga do campo, mas de obtenção de melhoria das condições de vida; reivindicação de um projeto de formação aliado a um modelo de agricultura que não mate a dignidade do homem.
Palavras-chave : Quefazeres; Educação do Campo; Paulo Freire.