SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número58Contribuições dos Quefazeres de Paulo Freire para a educação do campo hoje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SAPIENZA, Laís Bandeira, Graziela. Funcionamento adaptativo, problemas de comportamento e queixas escolares: percepção de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.974-991.  Epub 06-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ao05.

A percepção do professor acerca do desempenho e do comportamento do aluno em sala de aula influencia em todo o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi conhecer as principais queixas para o encaminhamento de escolares à avaliação psicológica e sua relação com aspectos do funcionamento adaptativo e de comportamento em sala de aula, conforme a percepção dos professores. Foram analisados cinquenta prontuários de estudantes encaminhados para um serviço municipal de psicologia. Posteriormente os professores desses alunos responderam ao Teacher Report Form (TRF). Foram identificados três grupos de queixas (G1 - dificuldades de aprendizagem, G2 - problemas de comportamento e G3 - ambas as queixas) que, quando relacionadas aos dados do TRF, mostraram que escolares do G3 são percebidos com mais problemas de comportamento do que os alunos dos outros grupos, principalmente em relação à ansiedade, problemas sociais e isolamento. Esses dados auxiliam o professor na compreensão de aspectos relacionados a cada uma dessas queixas escolares e pode contribuir para a escolha de métodos mais ajustados no processo de ensino e aprendizagem, além de garantir o encaminhamento para um serviço adequado.

Palavras-chave : Queixas escolares; Avaliação psicológica; Problemas de comportamento; Funcionamento adaptativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )