SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número59Anticipación y formación: el pensamiento utópico y la paradoja de la formación humanaExposer en protégeant, un paradoxe des politiques sociales au sein des établissements sociaux et médicisociaux français índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA FILHO, Adauto Lopes da  y  LOPES, Fátima Maria Nobre. O paradoxo da educação brasileira: uma relação antagônica entre o princípio de realidade e o princípio de desempenho. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1022-1040.  Epub 05-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ds02.

O desenvolvimento da sociedade capitalista e tecnológica traz, em seu bojo, um paradoxo: ao mesmo tempo que desenvolve as potencialidades da razão humana, torna essa mesma razão um instrumento de manipulação e de poder. Tomando essas considerações, a partir do pensamento do filósofo Herbert Marcuse, o artigo objetiva demonstrar que esse paradoxo da sociedade, que determina o pensamento e as ações dos indivíduos, afirma-se também na educação brasileira e se expressa na relação antagônica entre o princípio de realidade e o princípio de desempenho amparado pela mais-repressão, pois, ao mesmo tempo que essa educação defende uma formação democrática, igualitária e cidadã, ela leva os indivíduos à alienação e ao sofrimento ao empreender tal formação com um caráter mercadológico. Apesar desse paradoxo que se instaura na sociedade e, em consequência, na educação, Marcuse defende a possibilidade de romper com a dominação que aí se estabelece, a fim de suprimir a mais-repressão, tendo em vista a aquisição de um princípio de realidade emancipatório.

Palabras clave : Sociedade tecnológica; Paradoxo; Educação; Princípio de realidade; Princípio de desempenho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )