SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue59Second Chance High School: conduct and paradoxical device: a socio-linguistic approach to a responsible’s speechThe Paradoxes of history teaching within a multiethnic nation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Matheus Bernardo. O paradoxo da educação física: uma reflexão crítica das perspectivas contraditórias na esfera escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1170-1189.  Epub Feb 05, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ds09.

Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico-metodológico, cujo intuito foi constatar que o paradoxo da educação física escolar se aloja nas perspectivas díspares oriundas, por um lado, pelas ciências naturais e, por outro, pelas ciências humanas. Tal paradoxo é constituído, portanto, pelo colonialismo epistemológico que a educação física escolar se encontra atualmente. Em contrapartida e como alternativa de superação deste paradoxo, explicita-se a condição de a educação física escolar ser compreendida como uma modalidade de educação e, por conseguinte, estar balizada por uma ciência da e para a educação; isto é, uma teoria da educação que tenha a prática pedagógica como ponto de partida e de chegada do processo educativo escolar.

Keywords : Paradoxo da Educação Física Escolar; Epistemologia; Prática Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )