SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número59Lycée nouveau départ: conduite et dispositif paradoxaux: une approche socio-linguistique du discours d’un responsableLes paradoxes de l’enseignement de l’histoire au sein d’une nation multiethnique índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Matheus Bernardo. O paradoxo da educação física: uma reflexão crítica das perspectivas contraditórias na esfera escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1170-1189.  Epub 05-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ds09.

Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico-metodológico, cujo intuito foi constatar que o paradoxo da educação física escolar se aloja nas perspectivas díspares oriundas, por um lado, pelas ciências naturais e, por outro, pelas ciências humanas. Tal paradoxo é constituído, portanto, pelo colonialismo epistemológico que a educação física escolar se encontra atualmente. Em contrapartida e como alternativa de superação deste paradoxo, explicita-se a condição de a educação física escolar ser compreendida como uma modalidade de educação e, por conseguinte, estar balizada por uma ciência da e para a educação; isto é, uma teoria da educação que tenha a prática pedagógica como ponto de partida e de chegada do processo educativo escolar.

Palabras clave : Paradoxo da Educação Física Escolar; Epistemologia; Prática Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )