SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número59Les paradoxes de l’enseignement de l’histoire au sein d’une nation multiethniqueQuelle formation pour enseigner les paradoxes d’une action entrepreneuriale ambidextre? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SANTOS, Jorge Alejandro; BATTESTIN, Cláudia  y  PIOVEZANA, Leonel. Paradoxos interculturais na formação de professores indígenas do povo Kaingang. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1222-1241.  Epub 05-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ds11.

O presente artigo busca apresentar alguns paradoxos em torno da educação e em especial em torno da formação de professores indígenas do programa de licenciaturas Interculturais Indígenas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) nas terras Indígenas do oeste catarinense. Entendemos que o processo educativo é um processo paradoxal na medida que pode ser um processo liberado, que afirme a autonomia dos estudantes e estimule sua criatividade e autoestima, ou um processo disciplinador que coloca os estudantes no lugar passivo, de obediência e mera recepção de saberes que lhes são distantes em seu significado e sentido. Esses paradoxos são mais notórios em um contexto intercultural, pois a escola pertence a uma tradição cultural europeia moderna, que historicamente tem censurado a diferença cultural e tem sido um meio para a aculturação das populações indígenas. Parece paradoxal que tentemos agora que isto seja um meio para o fortalecimento das culturas originárias e para um diálogo e intercâmbio equitativo entre as culturas que entram em contato no processo educativo. Na formação de professores indígenas nos deparamos cotidianamente com estes paradoxos e tensões, ainda mais quando as licenciaturas ocorrem dentro das Terras Indígenas, onde se convive com duas formas de ser, estar, compreender e habitar o mundo que não são fáceis de compreender e compatibilizar. No texto, abordaremos esta problemática no tratamento de uma temática específica, o tempo da escola e o tempo da aldeia, o tempo moderno e a temporalidade indígena, o paradoxo do chronos e Kairós no contexto da formação de professores indígenas da etnia Kaingang.

Palabras clave : Formação de professores; Paradoxos da educação intercultural; Educação intercultural indígena.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )