SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número59Paradojas interculturales en la formación de profesores indígenas del pueblo KaingangLa no innovación del Programa Ensino Médio Inovador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RAVELEAU, Benoît; MAMMAR, Sihem  y  DUPERRAY, Paola. Quelle formation pour enseigner les paradoxes d’une action entrepreneuriale ambidextre?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1242-1271.  Epub 05-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ds12.

Por trinta anos, a pesquisa dedicada ao estudo de habilidades empreendedoras cresceu consideravelmente, especialmente em ciências da administração. O espírito empreendedor é frequentemente descrito como uma das competências mais relevantes para o fortalecimento do capital humano e da empregabilidade dos trabalhadores, bem como a competitividade das empresas. Com base no exemplo da França, este artigo tem como objetivo compreender melhor como desenvolver nos jovens as capacidades de criação, mudança, antecipação e cultura de risco. Para isso, aderimos o modelo pedagógico de educação empreendedora, utilizado por Neck (Neck et al., 2014), bem como a abordagem do processo de A. Fayolle (2005). Acima de tudo, concentramos nossa análise na situação do Ensino Superior, questionando a posição do pedagogo que coloca sua ação a serviço do desenvolvimento da intenção empreendedora dos estudantes. Este aspecto não se limita a identificar as dificuldades pedagógicas encontradas pelo formador para criar empreendedorismo. Também colocamos a questão dos paradoxos e armadilhas de uma pedagogia empreendedora quando afirma despertar e desenvolver no outro sua criatividade e iniciativa.

Palabras clave : Empreendedor; Educação; Paradoxos; Habilidades empreendedoras; Aprendizado empreendedor.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )