SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número59Paradoxos interculturais na formação de professores indígenas do povo KaingangA não inovação do programa Ensino Médio inovador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RAVELEAU, Benoît; MAMMAR, Sihem  e  DUPERRAY, Paola. Quelle formation pour enseigner les paradoxes d’une action entrepreneuriale ambidextre?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1242-1271.  Epub 05-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ds12.

Por trinta anos, a pesquisa dedicada ao estudo de habilidades empreendedoras cresceu consideravelmente, especialmente em ciências da administração. O espírito empreendedor é frequentemente descrito como uma das competências mais relevantes para o fortalecimento do capital humano e da empregabilidade dos trabalhadores, bem como a competitividade das empresas. Com base no exemplo da França, este artigo tem como objetivo compreender melhor como desenvolver nos jovens as capacidades de criação, mudança, antecipação e cultura de risco. Para isso, aderimos o modelo pedagógico de educação empreendedora, utilizado por Neck (Neck et al., 2014), bem como a abordagem do processo de A. Fayolle (2005). Acima de tudo, concentramos nossa análise na situação do Ensino Superior, questionando a posição do pedagogo que coloca sua ação a serviço do desenvolvimento da intenção empreendedora dos estudantes. Este aspecto não se limita a identificar as dificuldades pedagógicas encontradas pelo formador para criar empreendedorismo. Também colocamos a questão dos paradoxos e armadilhas de uma pedagogia empreendedora quando afirma despertar e desenvolver no outro sua criatividade e iniciativa.

Palavras-chave : Empreendedor; Educação; Paradoxos; Habilidades empreendedoras; Aprendizado empreendedor.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )