SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número59Quelle formation pour enseigner les paradoxes d’une action entrepreneuriale ambidextre?Los directores de escuela primaria frente a las situaciones que consideran complejas: un enfoque comprensivo de las estrategias dobles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

NOGUEIRA, Silvia Cristina Conde; SILVA, Pedro Rodolfo Fernandes da  y  GADELHA, Thayná Gundin. A não inovação do programa Ensino Médio inovador. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1272-1290.  Epub 05-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ds13.

O Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) objetiva o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras em escolas de Ensino Médio. Entretanto, trabalhos acadêmicos e observação da realidade de uma escola da zona de norte de Manaus revelam os óbices desse programa. Nesse contexto, a partir do conceito de paradoxo lógico, que implica a existência de duas proposições contraditórias advindas de premissas reconhecidas como verdadeiras, apresenta-se o paradoxo da não inovação do Programa Ensino Médio Inovador. Nesse sentido, o artigo visa problematizar esse paradoxo com o intuito de ensejar a discussão acerca dos limites dessa política educacional. Para tal, efetuou-se a revisão de literatura, a pesquisa documental, a pesquisa de campo e a análise dos dados, a partir das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Comparam-se os argumentos que sustentam a inovação e os contrários por meio de documentos do Ministério da Educação, das teses, das dissertações e da realidade observada em uma escola de Manaus. A análise das contradições do PROEMI viabilizou a conclusão de que uma política governamental que propõe promover a melhoria da qualidade da Educação, com ações restritas de reestruturação curricular e readequação de práticas pedagógicas, em nada inova na solução de problemas sócio-históricos relacionados ao Ensino Médio, pois traz consigo problemas como a distorção idade/série, a evasão dos alunos e os baixos índices alcançados nas avaliações nacionais.

Palabras clave : Programa Ensino Médio Inovador; Reestruturação Curricular; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )