SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue59Primary school principals face situations that they find complex: a comprehensive approach to dual strategiesProfessionals in graduate studies: Motivations to face a dual work shift and interfaces between the academic and professional fields author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MACEDO, Roberto Sidnei. Escolas como espaçostempos de políticas singulares de currículo e formação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1312-1327.  Epub Feb 05, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ao01.

O artigo em pauta, baseado metodologicamente em argumentos teóricos, experienciais e propositivos, discute como escolas e seus atores instituem cotidianamente políticas e ações curriculares, implicadas a plurais processos formativos. A partir da sua concepção propositiva, apresenta os princípios estruturantes do Observatório de Currículo e Processos Formativos (OCPF), concebido em meio às críticas ao aplicacionismo educacional. De dentro desse contexto crítico, o OCPF é pensado como um mobilizador e realizador de políticas, a partir dos etnométodos dos atores implicados à escola, instituindo com isso possibilidades plurais de reexistências curriculares e formativas. O texto aponta para a possibilidade de o OCPF tornar-se uma fonte generativa de políticas e de experiências singulares e singularizantes de currículo e formação.

Keywords : Escola; Política; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )