SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número59Les directeurs d’école primaire face aux situations qu’ils jugent complexes: une approche compréhensive des stratégies doublesProfissionais liberais na pós-graduação: motivações e interfaces entre campo profissional e acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MACEDO, Roberto Sidnei. Escolas como espaçostempos de políticas singulares de currículo e formação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1312-1327.  Epub 05-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ao01.

O artigo em pauta, baseado metodologicamente em argumentos teóricos, experienciais e propositivos, discute como escolas e seus atores instituem cotidianamente políticas e ações curriculares, implicadas a plurais processos formativos. A partir da sua concepção propositiva, apresenta os princípios estruturantes do Observatório de Currículo e Processos Formativos (OCPF), concebido em meio às críticas ao aplicacionismo educacional. De dentro desse contexto crítico, o OCPF é pensado como um mobilizador e realizador de políticas, a partir dos etnométodos dos atores implicados à escola, instituindo com isso possibilidades plurais de reexistências curriculares e formativas. O texto aponta para a possibilidade de o OCPF tornar-se uma fonte generativa de políticas e de experiências singulares e singularizantes de currículo e formação.

Palavras-chave : Escola; Política; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )