SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número59Escuelas como espacio-tiempos de políticas curriculares y de formación singularesObservaciones acerca del origen de la filosofía: la educación a partir de la lectura histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

VOLPATO, Gildo; VALLE, Ione Ribeiro  y  BIANCHETTI, Lucídio. Profissionais liberais na pós-graduação: motivações e interfaces entre campo profissional e acadêmico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1328-1347.  Epub 05-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ao02.

A presente pesquisa teve como objetivo compreender as motivações dos profissionais liberais vinculados a Programas de Pós-Graduação (PGs) de se manterem nos dois campos de atuação e as possíveis interfaces entre eles. O estudo abrangeu 18 profissionais liberais pesquisadores de 11 programas vinculados a cinco universidades comunitárias catarinenses. Foi utilizada a entrevista semiestruturada e na análise foram considerados os princípios da hermenêutica e da dialética, em diálogo com o pensamento relacional de Pierre Bourdieu. As respostas dos participantes revelaram um conjunto de motivações e interfaces que justificam a permanência na dupla jornada de trabalho: o campo profissional é o laboratório dos problemas de pesquisa da Pós-Graduação (PG); relação teoria e prática; satisfação pessoal, profissional e acadêmica; complemento de renda; divulgação dos trabalhos em eventos e reconhecimento por meio de convites e prêmios. Eles apontaram também respaldo e agregação de valor ao profissional liberal no seu campo de trabalho e ao pesquisador na universidade; aplicação dos resultados da pesquisa no campo profissional; ampliação de contatos e parcerias para a realização das pesquisas; atualização, tanto na profissão liberal quanto na academia, e vaidade e marketing pessoal.

Palabras clave : Profissional Liberal; Pós-Graduação; Motivações Profissionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )