SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número59Profissionais liberais na pós-graduação: motivações e interfaces entre campo profissional e acadêmicoTensionamientos entre estructura y acción en la sociología de la educación contemporánea: una lectura comparativa entre Pierre Bourdieu y François Dubet índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SCHLESENER, Anita Helena. Observações acerca da origem da filosofia: a educação a partir da leitura histórica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1348-1370.  Epub 05-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ao03.

O presente artigo tem como objetivo fazer algumas observações sobre a origem da filosofia e seu elo indissolúvel com a educação. A filosofia enquanto pergunta sobre a verdade está entendida em um contexto histórico. A filosofia nascida da experiência empírica e articulada com a astronomia, a física e a matemática. A filosofia como uma atividade do pensamento que também se constrói como educação: modo de vida e ensino do pensar crítico. Notas sobre a construção do pensamento até a crise política e social que levou a Grécia a perder a sua hegemonia para outros povos.

Palabras clave : Filosofia; Educação; Origem; Pensamento grego.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )