SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número59O movimento de transição da Educação Rural para Educação do Campo: contradições e tensionamentosLa formación continuada de los profesores de la Enseñanza Básica en el contexto de un proyecto político-pedagógico de matriz transdisciplinaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SOUTHWELL, Myriam  y  MENDEZ, Jorgelina. Uma política de formação de professores durante a recuperação democrática: o Instituto Nacional de Aperfeiçoamento e Atualização de Professores. Argentina 1987-1989. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1440-1464.  Epub 05-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ao07.

Este artigo descreve uma experiência de formação de professores desenvolvida na Argentina durante o primeiro governo da transição democrática (1983-1989). Apresenta características particulares devido, por um lado, ao clima político e social em que se desenvolve e à conformação das agendas políticas e educacionais daquele governo. Por outro lado, há os discursos que definiram de forma renovada a formação permanente de professores, valorizando o trabalho entre os pares. Assim, uma nova instituição foi criada - o Instituto Nacional de Melhoria e Renovação de Ensino. Esta instituição, apesar de sua breve experiência, teve um sucesso significativo no número e na distribuição geográfica de professores treinados. Definiu-se uma concepção do professor que supunha um novo papel na frente dos estudantes, mas também diante da instituição de ensino e que estava vinculado a uma agenda marcada pelo imperativo democratizante do primeiro governo da transição democrática. Este artigo baseia-se na análise da documentação oficial e no relato de seus principais responsáveis ​​pela implementação dessa política.

Palabras clave : Política de formação de professores; Transição democrática; Educação continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )