SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue59A teacher training policy during democratic transition: the National Institute for Teacher Improvement and Updating. Argentina 1987-1989 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MIRANDA, Claudia Furtado de; MARTINS, Pura Lucia Oliver; VICENTIN, Ivana Suski  and  TORRA, Carlos Henrique Martins. A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1465-1493.  Epub Feb 05, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ao08.

Este artigo trata do estudo de um projeto político-pedagógico de uma escola da rede particular da educação básica de Curitiba, que se fundamenta em uma matriz epistemológica transdisciplinar, apoiada no pensamento complexo. A investigação, via documentos institucionais e entrevista semiestruturada, realizou o exame das possíveis consonâncias e dissonâncias entre a vertente teórica que fundamenta o projeto político-pedagógico e o que se projeta como perfil dos professores que trabalham neste contexto de formação continuada. Verificamos que o projeto político-pedagógico apresenta boa estruturação em sua base teórica transdisciplinar, entretanto, a formação continuada dos seus professores pode não ser concretizada integralmente devido ao perfil exigido destes profissionais.

Keywords : Formação continuada de professores; Pensamento Complexo; Transdisciplinaridade; Projeto Político-Pedagógico; Educação Básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )