SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Educación online y educación abierta: avances, lagunas y desafiosEducación a distancia e inclusión: un análisis de la perspectiva de los profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GARBIN, Mônica Cristina  y  OLIVEIRA, Édison Trombeta de. Práticas docentes na Educação a Distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.36-55.  Epub 04-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds02.

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas docentes nas disciplinas ofertadas na Universidade Virtual do Estado de São Paulo durante o primeiro semestre de 2018, relacionando-as ao modelo pedagógico da instituição. O modelo em questão possui cinco eixos para o desenvolvimento do trabalho acadêmico: Ampliação do acesso à Educação Superior; Foco no estudante; Interação; Inclusão digital; e Formação para o exercício profissional. Assim, as disciplinas ofertadas no referido semestre foram elencadas e analisadas quanto aos tipos de materiais e recursos utilizados, levando-se em consideração os seguintes aspectos: Interação, Situações práticas e Metodologias inovadoras. Nota-se que a maioria das disciplinas não utiliza com afinco as possibilidades de interação proporcionadas pelas ferramentas digitais, bem como as novas metodologias para ensino e aprendizagem. Espera-se que uma nova definição de Modelo de oferta de disciplinas, com a participação de toda a comunidade acadêmica, gere possibilidades conexas ao modelo pedagógico adotado pela instituição.

Palabras clave : Educação; Educação a distância; Inclusão digital; Metodologias inovadoras; Protagonismo discente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )