SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Práticas docentes na Educação a Distância: um olhar sobre as áreas do conhecimentoFluência tecnológica digital: necessidade emergente da docência na Educação a Distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VELOSO, Braian Garrito  e  MILL, Daniel. Educação a distância e inclusão: uma análise sob a perspectiva docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.56-75.  Epub 04-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds03.

O objetivo principal desta pesquisa é discutir, sob a perspectiva docente, a inclusão possibilitada pela Educação a Distância (EaD). A investigação foi empreendida no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). No que concerne aos procedimentos metodológicos, foram coletados, por meio de questionários virtuais, dados de 677 docentes que atuam ou já atuaram em cursos oferecidos no âmbito do Sistema UAB. Após isso, foram realizadas 8 entrevistas semiestruturadas. Concomitantemente, coletou-se dados em fontes documentais, quais sejam, processos seletivos, documentos oficiais, editais e outras informações disponibilizadas virtualmente nas páginas das instituições públicas que ofertam cursos a distância. Por sua vez, os dados foram submetidos a uma análise quantitativa e qualitativa. Com o estudo, identifica-se que a EaD está relacionada a processos inclusivos. A flexibilidade nos editais de contratação permite que professores da educação básica encontrem no Sistema UAB a oportunidade para atuar no ensino superior. Ademais, a disparidade temporal e espacial, bem como o teletrabalho, possibilitam que os docentes consigam sobrepujar diferentes problemáticas, como distância geográfica, problemas de saúde, situações de opressão, descaso do Estado, etc.

Palavras-chave : Educação a Distância; Trabalho Docente; Inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )