SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Fluência tecnológica digital: necessidade emergente da docência na Educação a DistânciaInterações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

REZENDE, Maria Aparecida. Mídias digitais no contexto da formação de professores indígenas no curso de Pedagogia EaD-MT: problema a ser dialogado. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.97-116.  Epub 04-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds05.

O propósito do texto é debater uma problemática situada no curso de Licenciatura em Pedagogia Educação a Distância, realizado pelo Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Universidade Aberta do Brasil/Núcleo de Educação a Distância. O recorte privilegia a formação de professores, focalizando a participação de estudantes de duas etnias: A’uwẽ (Xavante) e Boe (Bororo) de MT. Algumas questões impulsionam o debate: as dificuldades destes professores pois em suas comunidades a internet não tem qualidade adequada para desenvolver as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem; a ida aos polos se não têm bolsa para as despesas prementes na cidade; as dificuldades linguísticas, uma vez que as atividades do curso estão formuladas em Português e os professores possuem duas outras línguas, sendo que a língua portuguesa se constitui como uma segunda língua. São perguntas delineadoras que procuram caminhos, trilhas em busca de um diálogo aberto, um debate que auxilie a enfrentar os desafios enfrentados pelo Curso que busca atender a diversidade sociocultural presente em Mato Grosso. As informações obtidas advêm de visitas nas aldeias, depoimentos das orientadoras acadêmicas que atendem aos polos e relatos dos próprios estudantes indígenas. Espera-se, com esse texto, construir um diálogo com profissionais da área do Ensino a Distância para que, juntos e por meio das mídias digitais, sejam encontradas alternativas para a permanência de estudantes indígenas nesta modalidade de ensino.

Palavras-chave : Mídias Digitais; Educação a Distância; Formação de Professores Indígenas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )