SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Ambientes virtuales enriquecidos con tecnologías audiovisuales y su impacto en la promoción de las competencias de aprendizaje de los estudiantes de posgrado en PortugalSaberes necesarios para la educación del futuro: Recursos Educativos Abiertos a la luz del pensamiento complejo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BARROS, Daniela Melaré Vieira; SANTOS, Vanessa Matos dos  y  ROMERO, Cristina Sánchez. Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.221-245.  Epub 04-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds10.

Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.

Palabras clave : Fórum on-line; Educação a distância; Colaboração; Aprendizagem colaborativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )