SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue60Strategies to collaborative work: revisiting the use of online forums in distance educationEcosystems of learning in the digital age: considerations about a teacher training in the inclusive education perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GONCALVES, Claudia Cristine Souza Appel  and  SA, Ricardo Antunes de. Saberes necessários à educação do futuro: Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.246-268.  Epub Feb 04, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds11.

O presente estudo apresenta o desenvolvimento de um curso de formação continuada on-line para professores e pedagogos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), do município de Campina Grande do Sul, com a intenção de produzir Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo. A abordagem metodológica qualitativa utilizada foi a pesquisa colaborativa (FERREIRA; IBIAPINA, 2011). Tem-se como embasamento teórico: Morin (2000, 2011), Pereira (2015), Petraglia (2011), Sá et al. (2013), Santos (2013). Foram analisados oito Recursos Educacionais Abertos produzidos pelos participantes do estudo durante o curso. Destaca-se que a produção de Recursos Educacionais Abertos pelos professores e pedagogos estimulou a pesquisa e a inovação pedagógica. Além disso, contribuiu para reflexões teóricas e práticas sobre a educação do presente e do futuro. Os resultados destacaram que os professores e pedagogos participaram colaborativamente do curso, das reflexões teóricas e das práticas propostas. Conclui-se que o curso de formação continuada on-line desenvolvido aponta um caminho possível de metodologia inovadora para a construção de novos saberes e, consequentemente, possibilidade de mudança da prática pedagógica de professores e pedagogos.

Keywords : Formação continuada on-line; Pensamento complexo; Recursos Educacionais Abertos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )