SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Estrategias para el trabajo colaborativo: revisitando el uso de los foros online en educación a distanciaEcosistemas de aprendizaje en la era digital: consideraciones sobre una formación de profesores en la perspectiva de la educación inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GONCALVES, Claudia Cristine Souza Appel  y  SA, Ricardo Antunes de. Saberes necessários à educação do futuro: Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.246-268.  Epub 04-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds11.

O presente estudo apresenta o desenvolvimento de um curso de formação continuada on-line para professores e pedagogos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), do município de Campina Grande do Sul, com a intenção de produzir Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo. A abordagem metodológica qualitativa utilizada foi a pesquisa colaborativa (FERREIRA; IBIAPINA, 2011). Tem-se como embasamento teórico: Morin (2000, 2011), Pereira (2015), Petraglia (2011), Sá et al. (2013), Santos (2013). Foram analisados oito Recursos Educacionais Abertos produzidos pelos participantes do estudo durante o curso. Destaca-se que a produção de Recursos Educacionais Abertos pelos professores e pedagogos estimulou a pesquisa e a inovação pedagógica. Além disso, contribuiu para reflexões teóricas e práticas sobre a educação do presente e do futuro. Os resultados destacaram que os professores e pedagogos participaram colaborativamente do curso, das reflexões teóricas e das práticas propostas. Conclui-se que o curso de formação continuada on-line desenvolvido aponta um caminho possível de metodologia inovadora para a construção de novos saberes e, consequentemente, possibilidade de mudança da prática pedagógica de professores e pedagogos.

Palabras clave : Formação continuada on-line; Pensamento complexo; Recursos Educacionais Abertos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )