SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distânciaEcossistemas da aprendizagem na era digital: considerações sobre uma formação para professores na perspectiva da educação inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GONCALVES, Claudia Cristine Souza Appel  e  SA, Ricardo Antunes de. Saberes necessários à educação do futuro: Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.246-268.  Epub 04-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds11.

O presente estudo apresenta o desenvolvimento de um curso de formação continuada on-line para professores e pedagogos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), do município de Campina Grande do Sul, com a intenção de produzir Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo. A abordagem metodológica qualitativa utilizada foi a pesquisa colaborativa (FERREIRA; IBIAPINA, 2011). Tem-se como embasamento teórico: Morin (2000, 2011), Pereira (2015), Petraglia (2011), Sá et al. (2013), Santos (2013). Foram analisados oito Recursos Educacionais Abertos produzidos pelos participantes do estudo durante o curso. Destaca-se que a produção de Recursos Educacionais Abertos pelos professores e pedagogos estimulou a pesquisa e a inovação pedagógica. Além disso, contribuiu para reflexões teóricas e práticas sobre a educação do presente e do futuro. Os resultados destacaram que os professores e pedagogos participaram colaborativamente do curso, das reflexões teóricas e das práticas propostas. Conclui-se que o curso de formação continuada on-line desenvolvido aponta um caminho possível de metodologia inovadora para a construção de novos saberes e, consequentemente, possibilidade de mudança da prática pedagógica de professores e pedagogos.

Palavras-chave : Formação continuada on-line; Pensamento complexo; Recursos Educacionais Abertos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )