SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Inclusión digital y prácticas de lectura en un telecentro de una comunidad quilombolaDidática profissional (DP) e a teoria das situações didáticas (TSD): uma perspectiva de complementaridade no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

OLIVEIRA, Amurabi. Trajetórias e práticas pedagógicas entre professores de sociologia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.308-327.  Epub 04-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao01.

As pesquisas sobre ensino de sociologia têm sido ampliadas nos últimos anos, especialmente após o retorno da sociologia ao currículo escolar em 2008. Neste contexto a questão da formação e atuação dos professores de sociologia tornou-se central, o que tem demandado uma reflexão mais apurada por parte dos pesquisadores sobre este ponto. Este artigo visa contribuir para esta discussão analisando a relação entre trajetórias e práticas pedagógicas, a partir da ideia de disposições incorporadas duráveis (habitus) entre professores de sociologia que atuam no ensino médio. Observaram-se através de entrevistas semiestruturadas pontos de aproximação e de distinção entre os formados em ciências sociais e aqueles formados em outras áreas, o que se relaciona também às condições sob as quais são produzidas as práticas. Conclui-se que a prática docente é um fenômeno que se produz na relação entre as trajetórias e as condições objetivas, que incidem sobre as aspirações subjetivas e as realizações objetivas dos agentes.

Palabras clave : Ensino de sociologia; Professores de sociologia; Disposições sociais; Prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )