SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue60Trajectories and pedagogical practices among sociology professorsThe model of accountability and the policy of evaluation of higher education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática profissional (DP) e a teoria das situações didáticas (TSD): uma perspectiva de complementaridade no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.328-361.  Epub Feb 04, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao02.

O presente trabalho apresenta uma proposta teórica fortemente influenciada pelos campos de pesquisa franceses de didática profissional (DP) e, também, da didática da matemática (DM), em desenvolvimento no Brasil. Assim, com uma maior atenção ao professor de matemática, na formação inicial e continuada, o objetivo é determinar uma complementaridade e aplicação dos dois campos teóricos visando uma melhor compreensão e modelagem da atividade e dos elementos regulatórios da aprendizagem e da atividade profissional do professor. Além disso, enfatiza-se o uso da tecnologia para entender alguns conceitos básicos para (DP) e a (DM).

Keywords : Didática Profissional; Teoria das Situações; Professor de Matemática.

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )