SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Trayectorias y prácticas pedagógicas entre maestros de sociologíaO modelo de accountability e a política de avaliação da Educação Superior no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática profissional (DP) e a teoria das situações didáticas (TSD): uma perspectiva de complementaridade no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.328-361.  Epub 04-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao02.

O presente trabalho apresenta uma proposta teórica fortemente influenciada pelos campos de pesquisa franceses de didática profissional (DP) e, também, da didática da matemática (DM), em desenvolvimento no Brasil. Assim, com uma maior atenção ao professor de matemática, na formação inicial e continuada, o objetivo é determinar uma complementaridade e aplicação dos dois campos teóricos visando uma melhor compreensão e modelagem da atividade e dos elementos regulatórios da aprendizagem e da atividade profissional do professor. Além disso, enfatiza-se o uso da tecnologia para entender alguns conceitos básicos para (DP) e a (DM).

Palabras clave : Didática Profissional; Teoria das Situações; Professor de Matemática.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )