SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue60Professional Didactics (PD) and the Didactical Situations Theory (DST): a perspective of complementarity in BrazilCartographic stance in search paths author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira  and  LIMA, Kátia Regina Rodrigues. O modelo de accountability e a política de avaliação da Educação Superior no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.362-385.  Epub Feb 04, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao03.

O presente texto busca a articulação da racionalidade neoliberal que se expressa na avaliação, da lógica da regulação como accountability e dos mecanismos que constituem a lógica da avaliação da educação superior, bem como definem os padrões de sua qualidade. Para trato metodológico, recorreu-se à utilização da abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de tipo bibliográfica e documental. Constatou-se que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior utiliza diversos mecanismos para operacionalizar a avaliação, com sua centralidade calcada no exame por desempenho como base dos processos regulatórios das Instituições de Educação Superior, além da utilização de indicadores classificatórios, comparativos e escalonais para a sistematização de dados para a constituição de rankings entre as instituições.

Keywords : Accountability; SINAES; Qualidade; Educação Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )