SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60O modelo de accountability e a política de avaliação da Educação Superior no BrasilBase nacional comum curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

NETA, Maria de Lourdes da Silva; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano  y  MACHADO, Sarah Bezerra Luna Varela. Postura cartográfica nos percursos de pesquisa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.386-406.  Epub 04-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao04.

As descrições dos percursos metodológicos das pesquisas são relevantes pelo fato de apontarem os caminhos percorridos pelos investigadores na exploração dos objetos, na constituição das aprendizagens e na superação de dificuldades no/do pesquisar. Nosso escrito teve por objeto as narrativas de sujeitos sobre a cartografia como postura investigativa adotada por um grupo de pesquisadores na área de Educação. Objetivamos compreender as experiências de percurso constituídas por professores/pesquisadores em formação que utilizam a postura cartográfica como atitude perante o exercício da pesquisa. A pesquisa de cunho qualitativo recorreu às dimensões bibliográfica e documental e utilizou os relatórios dos pesquisadores, atentando para três pistas: dificuldades, estratégias e aprendizagens. A postura cartográfica motivou o espírito científico e a incerteza na busca do conhecimento no percurso formativo do grupo de pesquisadores.

Palabras clave : Cartografia; Percursos Metodológicos; Experiências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )