Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
NETA, Maria de Lourdes da Silva; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano y MACHADO, Sarah Bezerra Luna Varela. Postura cartográfica nos percursos de pesquisa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.386-406. Epub 04-Feb-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao04.
As descrições dos percursos metodológicos das pesquisas são relevantes pelo fato de apontarem os caminhos percorridos pelos investigadores na exploração dos objetos, na constituição das aprendizagens e na superação de dificuldades no/do pesquisar. Nosso escrito teve por objeto as narrativas de sujeitos sobre a cartografia como postura investigativa adotada por um grupo de pesquisadores na área de Educação. Objetivamos compreender as experiências de percurso constituídas por professores/pesquisadores em formação que utilizam a postura cartográfica como atitude perante o exercício da pesquisa. A pesquisa de cunho qualitativo recorreu às dimensões bibliográfica e documental e utilizou os relatórios dos pesquisadores, atentando para três pistas: dificuldades, estratégias e aprendizagens. A postura cartográfica motivou o espírito científico e a incerteza na busca do conhecimento no percurso formativo do grupo de pesquisadores.
Palabras clave : Cartografia; Percursos Metodológicos; Experiências.