SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Base nacional comum curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporâneaParadojas de formarse como docente siendo “recién llegados” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

VENTURA, Lidnei  y  CRUZ, Dulce Márcia. Metodologia de narrativas autobiográficas na formação de educadores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.426-446.  Epub 04-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao06.

A experiência de pesquisa ora relatada inscreve-se numa investigação mais ampla de doutorado em andamento, que estuda narrativas autobiográficas de um grupo de alunas egressas do curso de Pedagogia a distância do Centro de Educação a Distância (CEAD), da Universidade do Estado de Santa Catarina. O foco do presente artigo é o potencial formativo da metodologia de narrativas autobiográficas (memoriais) coletadas no espaço biográfico do curso de extensão intitulado “Narrativa, autobiografia e formação de educadores”, destinado à formação continuada de egressos, promovido pelo CEAD. Memoriais autobiográficos, narrados em primeira pessoa, oferecem ao pesquisador farto material de investigação acerca das possibilidades (auto)formativas do relato de experiências na formação inicial e continuada de educadores. Neste trabalho, parte-se do princípio benjaminiano de que narrativas, além de se constituírem como (re)produções e transmissões de histórias, são essencialmente partilhas de experiências de vida. O movimento de pesquisa e formação oferecido no referido curso priorizou três momentos (auto)formativos interdependentes: o exercício da experiência narrativa, a socialização da experiência narrativa e a (meta)reflexão sobre a experiência narrativa. Além de descrever o funcionamento do curso, o presente artigo apresenta os fundamentos da metodologia de formação continuada com narrativas e os resultados da pesquisa com memoriais autobiográficos. Como resultados prévios, constatou-se a importância da pesquisa narrativa no âmbito das ciências humanas, bem como suas possibilidades inovadoras de construção de conhecimentos, habilidades e competências acadêmicas e profissionais por parte dos sujeitos educadores pesquisados em formação.

Palabras clave : Narrativa; Formação continuada; Metodologia de narrativa autobiográfica; Educação a distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )