SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue61Modernization of the “sertão” of Paraná: the action of Erasmo Pilotto and Diva Vidal in the innovation of pedagogical practices (1940-1960)History, memories and forgetfulness of the iconic book “Maestro pueblo o maestro gendarme?” By María Teresa Nidelcoff author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MENDES, Márcia Cristiane Ferreira; FIALHO, Lia Machado Fiuza  and  MACHADO, Charliton José dos Santos. Argentina Pereira Gomes: disseminação de “inovações” didáticas na educação primária na década de 1930. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.527-550.  Epub Jan 31, 2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ds02.

A educadora Argentina Pereira Gomes (1916 a 1962) foi normalista e professora de Língua Portuguesa. Lecionou para crianças e adolescentes na cidade de João Pessoa, Paraíba, nas principais escolas da capital: Grupo Escolar Epitácio Pessoa, Escola Normal, Liceu Paraibano, Escola Nossa Senhora das Neves. Questionou-se que formação educacional e ideias pedagógicas foram desenvolvidas por Argentina Gomes para que esta se constituísse uma educadora de relativa visibilidade na memória coletiva local, no segundo quartel do século XX. Objetivou-se compreender a trajetória formativa e profissional de Argentina Pereira Gomes, na interface com os seus métodos didáticos no contexto sócio histórico educacional da década de 1930, que lhe conferiram imortalidade no imaginário social. Desenvolveu-se uma pesquisa biográfica, amparada teoricamente na História Cultural, que utilizou fontes documentais - decretos, fotos, reportagens de jornal e revista - entrecruzadas com fontes orais coletadas por meio da história oral com 6 colaboradores. Constatou-se que Argentina Gomes era uma menina interiorana pobre com educação familiar patriarcalista e religiosa. Contudo, teve a oportunidade de migrar para capital e estudar na Escola Normal e, ao se formar professora, atuou nas principais instituições de ensino de João Pessoa, adotando os ideais de Pestalozzi, Froebel e, posteriormente, da Escola Nova, disseminando-os ao escrever artigos na Revista do Ensino, descrevendo métodos didáticos ativos, uma inovação para o cenário educacional da época, marcado pela pedagogia tradicional.

Keywords : Argentina Pereira Gomes; Biografia; Educação feminina; Escola primária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )