SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número61Historia y (des)memorias del icónico libro “¿Maestro pueblo o maestro gendarme?” de María Teresa NidelcoffEnsino de divisão numa escola rural de Dourados-MS (1989): uma análise do caderno de planejamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Wanessa Gorri de  e  RODRIGUES, Elaine. A instrução pública e a escola primária paranaense nas charges de O Olho da Rua. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.576-602.  Epub 31-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ds04.

Este artigo se insere no campo de pesquisa de história da educação no Paraná. A pesquisa toma a revista O Olho da Rua como fonte e objeto investigativo e o recorte temporal converge para o ciclo de vida do periódico, entre os anos de 1907 e 1911. Por meio de algumas charges veiculadas, o artigo então mostra como O Olho da Rua (1907-1911) se constituiu como um suporte material e meio de difusão do que era considerado retrógrado na instrução pública e no fazer prático da escola primária no início do século XX no estado do Paraná. Com base em quatro dessas charges sobre a instrução pública e os encaminhamentos práticos vigentes nas escolas primárias paranaenses, o principal dessa reflexão está direcionado para a seguinte problematização: − Como as charges de O Olho da Rua propuseram interpretações sobre a instrução pública paranaense e sobre o fazer prático da escola primária? Para responder a essa problematização, a história cultural baliza a manipulação do corpus documental e a semiótica orienta a análise das charges selecionadas. As charges demonstram que a instrução pública e a escola primária necessitavam de um redirecionamento para que promovessem uma instrução articulada com a educação cívica, laica e anticlerical. Esse redirecionamento sugerido pelos chargistas de O Olho da Rua se aproximava das ideias defendidas pelo republicano Dario Vellozo (1886-1937), um dos representantes da pedagogia moderna no Estado do Paraná.

Palavras-chave : Revista O Olho da Rua; Instrução pública; Escola primária; Educação cívica; Anticlericalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )